Para quem não aceita tudo que vê na TV!

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Somos a Paisagem

“Será que devemos culpar a janela pela paisagem?” Esta foi a indagação do jornalista da TV Bandeirantes, quando rebatia a crítica do presidente Lula ao afirmar que a mídia e os brasileiros só sabem falar mal do país no exterior. Não deixa de ser verdade que o brasileiro culturalmente criou o hábito de falar mal do país e reclamar do governo com relação a tudo. Ao criticar o governo e sua atuação corrupta e ineficiente, o cidadão ainda enxerga os problemas nacionais como estivesse longe de sua realidade. Possivelmente esta tradição seja uma herança dos tempos de Brasil Colônia em que a metrópole assumia um papel autoritário e meramente extrativista para com seu povo. O fato de não ter havido em nossa história uma grande ruptura com a metrópole, fez com que os vícios que separam o povo do poder estatal continuem presente em nossa vida cotidiana.

Não é tanto da mídia a culpa da visão negativa do país, como pressupõe o presidente Lula, mas do próprio povo que aceita tudo que é mostrado na TV de forma pacífica. Aceitamos a crítica porque para nós (brasileiros), o estado democrático é como um padrasto, uma espécie de pai ilegítimo na qual fomos forçados a aceitar. Se legitimado fosse, respeitaríamos e teríamos vergonha de falar mal, da mesma forma como uma mãe não fala mal do seu filho, mesmo quando este tem problemas evidentes. Numa análise mais pessimista, talvez o brasileiro não esteja preparado para uma instância tão democrática quanto à imprensa, que sem dúvidas tem sua liberdade cerceada com influência de natureza política e econômica, mas que, assim como todos os poderes de uma república, pressupõe vigilância e cobrança da sociedade.

2 comentários:

Ricardo Wermelinger disse...

É, rapaz... isso fica claro na forma como sempre nos referimos aos políticos com um "Eles" carregado, normalmente acompanhado de "não tem jeito", "são todos iguais", etc e tal..
E essa história da capital ser em Brasília, também, é duro de engolir... deve ter sido o maior loby da Varig na época, e dificulta muito nossa parte... ah um Congresso na Cinelândia, Eles iam ver só!!
Hehe.
A representatividade democrática no Brasil efetivamente é muito fraca, eis a questão. O que fazer?
Valeu, Bruno, e meu último post lá no Fase02, curiosamente, trata de um fenômeno típico da mídia: a opinião do "especialista". Depois dá uma olhada.
Um abraço!!

Daniel Pearl Bezerra disse...

Acesse o blog DESABAFO PAÍS:
http://desabafopais.blogspot.com/
Você vai encontrar diversas matérias a respeito das vaias contra o presidente LULA. E também participe da pesquisa: Quem vc votaria para presidente em 2010?
Um carinho abraço, DANIEL PEARL.
Desmascarada a ARMAÇÃO da Rede Globo e Partidos de Oposição contra o presidente Lula no PAN - Veja com atenção esse vídeo. Durante o ensaio de apresentação de abertura do Pan-Americano, foi feito o ensaio das vaias com os presentes ao estádio. Tudo armado entre a oposição golpista e a Rede Globo manipuladora!!!! Vários partidários de oposição, entre eles, PFL/DEM (DEMAGOGOS) ensaiando vaias durante essa semana no ensaio geral da Cerimônia de abertura do Pan-Americano no maracanã... Tudo bem orquestrado! Foi armação sim!. Durante a semana César Maia criou polêmica ao dizer que o Pan é do Rio e não do Brasil. Lula esteve recentemente no Rio para a inauguração da plataforma P52 da Petrobras, foi aplaudido, reviveu os bons tempos de campanha eleitoral. Depois, tem outra. Um Presidente com 66% de aprovação popular não recebe vaias do povo. A menos que isso interesse para alguém. Leia o restante do blog DESABAFO.