Para quem não aceita tudo que vê na TV!

quinta-feira, 29 de março de 2007

A “Tese do PT”

Venho a cada dia me envergonhando mais e mais da classe jornalística. A última pérola foi dada em entrevista da Folha de São Paulo com o jornalista Franklin Martins. Na entrevista o jornalista perguntava ao novo ministro sobre uma tal “Tese do PT”. O jornalista (se é que podemos chamá-lo assim) se referia a uma idéia tratada como nova – referia-se à democratização da informação.

Por incrível que pareça, toda a mídia vêm tratando esta “nova idéia” com resistência assustadora. Parece ser comum entre os jornalistas dos principais veículos, que a informação não passa de um bem de luxo, e que deve ser consumida e produzida por poucos (como todas as coisas boas... Não é mesmo?).

Jornalistas são democratas por excelência e primamos pelo interesse público, amplificando as vozes representativas da sociedade. A democratização da informação deveria ser recebida com bons olhos, ou então esqueceríamos toda a luta dos jornais contra a censura durante o regime militar. Afinal de contas, restringir e controlar a informação não combina muito com os princípios democráticos, e nem mesmo do jornalismo.

3 comentários:

Daniel Pearl Bezerra disse...

Hoje no Desabafo País (Brasil), comento da atitude do jornalista Ricardo Noblat. Numa situação desagradável do rabino Sobel que confessou o furto de algumas gravatas em uma loja, nos Estados Unidos, Noblat se aproveitou do ocorrido para fabricar um fato político, quando publicou uma foto em seu blog, onde aparece Lula sorrindo ao lado do rabino. A tentativa é denegrir (sangrar) a imagem do presidente, que só se acompanha de ladrões. Noblat foi maldoso. Isso é jornalismo? Que vergonha usar a liberdade de imprensa para outros interesses, inclusive políticos. Visite nosso blog: http://desabafopais.blogspot.com, um abraço, Daniel Pearl.

Daniel Pearl Bezerra disse...

O blog DESABAFO PAÍS vem batendo recorde de visitas depois que começou a falar sobre o suposto GOLPE que LULA poderá sofrer: Desde o final de 2002, a Mídia Conservadora e os partidos de Direita (PSDB, PFL, PPS e Cia.) vem tramando a queda do presidente Lula. Vamos relatar no blog, o que alguns jornalistas independentes descobriram a respeito do Golpe. Se você (como eu) é obrigado a ler a mídia conservadora (e golpista), o único antídoto é ler a mídia estrangeira e saber de toda trama contra o presidente metalúrgico. Quem são os jornalistas empenhados em instaurar o terror no País - A legião de colaboradores do Golpe de Estado se divide em três frentes diferentes na mídia: 1) Jornalistas da grande imprensa; 2) Blogueiros e articulistas "independentes"; 3) Formadores de opinião (analistas políticos, artistas, etc...). Você quer saber mais, acesse: http://desabafopais.blogspot.com. Matérias bombásticas. Um abraço, Daniel Pearl.

Anônimo disse...

não sei se as coisas estão ficando piores ou se eu, mais inteligente. e seu blog ajuda muita para que isso aconteça. gosto destes questionamentos.
catei o link no sivuca

abs